domingo, 13 de outubro de 2013

Sobre mascaras 2 (ou sobre ritual de domingo a noite)

Esse texto tem um pouco a ver com o texto abaixo, por isso o titulo "Sobre máscaras 2", por que desde o meu primeiro emprego eu resolvi que a Thais-da-empresa seria diferente da Thais-de-folga.
Roupas, maquiagem, cabelo...tudo, tudo. Eu não apareceria na empresa com a mesma "cara" que eu vou passear no parque.

Isso faz parte da máscara que eu adoto na empresa. Aquele negócio que problemas de casa não devem ser transpassados no horário comercial e vice-versa. Qualquer dia desses eu escrevo aqui sobre como eu faço para conseguir isso, pois é bem difícil.

Nesse primeiro emprego e no segundo lugar que eu trabalhei, que era um hotel e eu tinha que ir vestida de social, eu adotei essa máscara de forma exemplar. Sempre bem vestida, sempre maquiada, cabelo bem arrumado e tudo mais. Nesse emprego atual, o ambiente é mais descontraído, eu não preciso ir de social e acabei relaxando muito.

Até que nessas minhas ultimas férias, eu vi alguns programas de "como se vestir e como não se vestir" e eu percebi o quanto eu estava indo desleixada trabalhar e o quanto isso é ridículo para a minha imagem profissional. Poxa, a Thais-de-folga estava indo trabalhar e as duas não se distinguiam mais.

Bom, o caso é que eu voltei a me arrumar mais, voltei a usar a maquiagem, acessórios, sapatinho de salto....usar uniforme chique no horário comercial. E isso envolve também a domar a juba. Meu cabelo quando eu não seco, fica meio cheio, bem desarrumado e bem feio. Quando eu passo o secador, ele fica bem mais ajeitado e por isso eu nunca lavo de manhã e saio para trabalhar sem secar com o secador. 

E é essa a minha rotina de domingo a noite. Eu digo ritual, pois o processo de lavar e secar é muito demorado e pra isso não tenho muita paciencia. A lavagem já demora (cabelo comprido), aí eu espero a toalha puxar o grosso da agua e secar demora mais pelo menos uma hora. Tem quem goste de todo esse processo. Eu na verdade acho bem chato.

Mas vale a pena. Domingo a noite eu também tiro o esmalte se tiver descascando, já penso na roupa do dia seguinte. Enfim, já me preparo para a semana de trabalho.

E é bom vestir esse uniforme, por que você passa a semana desejando o dia de folga para poder se vestir a vontade, sem ficar oprimida pensando em estar bem vestida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário