quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Amigos virtuais

O Twitter, como o Orkut, te dá a falsa sensação que tem vários amigos e que todos te amam. Você realmente conhece e interage com várias pessoas novas. Mas não pode conta-los como amigos. Elas são mais como colegas de classe ou trabalho, que você conversa e ri, mas quando acaba o colégio ou sai do trabalho, nunca mais . Só leva com você as lembranças dos momentos legais que passaram juntos.

Para chamar de amigo, é preciso um relacionamento muito mais profundo que a simples interação pela internet. Muito menos por uma rede de relacionamento.
O que estou falando aqui é sobre amigos de verdade. Daqueles que não cansam de você depois de um tempo.

E isso é o que mais acontece. Quantos melhores amigos de infancia eu já tive na internet? Quantos melhores amigos já apareceram na minha vida e depois sumiram? Por que existe vida fora da internet. Quando o rumo da vida dela começa a diferir dos seus, é inevitavel o afastamento.

Para manter uma amizade assim, é necessário um carinho muito grande entre as pessoas envolvidas. Não querendo parecer brega, mas precisa haver um "amor" mutuo, uma vontade mutua de não afastar. É preciso anos de convivência para ter certeza que a pessoa é amigo mesmo, ou só colega de trabalho.

Eu sou uma velha de guerra que demorou muito pra entender esse conceito. As vezes eu me sinto uma idosa, que fica vendo as crianças comentendo os mesmos erros que um dia eu cometi. Eu tento dar um toque, mas eu sei que eles tem que seguir o rumo da vida e aprender sozinhos a viver nesse mundo da internet que pode ser muito cruel.

2 comentários:

  1. Entendo perfeitamente o que você diz e já pensei igual. Mas nestes 14 anos de internet, mudei meu conceito novamente.

    É necessário dar uma chance a esses amigos, deixar acontecer. Quantos "melhores amigos pra sempre" não se formaram em colégios ou trabalho? A internet é só um meio, uma apresentação de um para o outro. O desenvolvimento e maturidade da amizade se faz depois (usando-a ou não). Isso sem falar em casais ...

    Quanta gente não se conhece na balada e vive feliz e contente pelo resto da vida? E amigos que se formam no mesmo lugar?
    Só como exemplo, a cerca de 1ano e meio (exatamente o tempo que moro em São Paulo), um pessoal de Twitters de Sorocaba (minha cidade natal) queria se encontrar e se conhecer. Organizado por mim e mais dois amigos, que até então eu só conhecia por msn e twitter, foi um sucesso.

    Veja só:
    - A maior parte das pessoas do evento se tornaram amigas e saiamos juntos quase todo fim de semana.
    - Dos dois que, junto de mim, começaram o grupo, um já é um dos meus melhores amigos e o outro me apresentou uma garota que é minha melhor amiga de fato. De não se desgrudar.
    - Essa amiga me apresentou uma garota com quem namorei por um tempo.
    - Outros do grupo eram amigos meus de faculdade que hoje são muito mais amigos de outros do grupo do que mesmo de mim.

    Enfim, foi só exemplo de como basta apenas uma chance. Gente de internet tb é gente, a única coisa que difere é que você conhece idéias antes de rostos =)

    @pxzin

    ResponderExcluir
  2. Concordo interamente com você. Eu tenho amigos que eu conheci no orkut de anos, melhores amigos mesmo, de ir na casa de um do outro pra ir na festa do avo...
    Mas foram muitas e muitas pessoas que passaram na minha vida na mesma época, e só uns 5 sobreviveram.

    O que eu quis dizer é exatamente isso. Muitas pessoas passam pela sua vida na internet, mas poucas ficam...

    Daqui a 5 anos, quantas dessas pessoas que vc conheceu no twitter continuarão suas amigas?

    É isso que eu quis dizer.

    E eu disse, sou macaca velha de internet =D

    ResponderExcluir