terça-feira, 13 de julho de 2010

Copa 2010

Final da Copa de 2010, e gostei do resultado. Não só da campeã, mas do campeonato como um todo.
Os times que chegaram despreparados, desmotivados e sem gana de ganhar, cairam logo na primeira fase (França e Itália).
Times que chegaram com salto alto e com sentimento de "Já ganhei" não chegaram nem nos 4 ultimos (Brasil e Argentina).
Times pequenos e com pouca técnica estavam com tanta vontade de ganhar que conseguiram e muito mais longe que os favoritos (Uruguai, Paraguai, Gana..).
Alias, a vontade de ganhar desses times eram tão forte, que jogos que tinham tudo pra ser chaaato, foram muito bons. (Mas também fizeram um dos jogos mais chatos da copa: Paraguai x Japão hehe)
As grandes estrelas do futebol caíram com seus times (Kaká (Bra), Messi (Arg), Cristiano Ronaldo (Por), Rooney (Ing), Drogba (Cos Mar) e Eto'o (Cam) ), afinal, um time é composto por 11 e não por 1.
Os times finalistas consagraram novos craques (Sneijder (Hol), David Villa (Esp), Xavi (Esp), Cassilas (Esp), Furlan (Uru), Muller (Ale), Robben (Hol), Suaréz (Uru)...).
No final, ficaram times que estavam SIM querendo ganhar e MUITO: Uruguai, duas vezes campeão mas há muuuito tempo atrás, Holanda, a eterna vice, Alemanha que há 3 copas tá tentando chegar a final e não conseguindo e Espanha.

A Espanha merece um parágrafo só pra ela: Merecia ser campeã. Pelo trabalho de base que ela fez pra chegar até hoje. Espanha teve paciencia pra criar um belo time, anos de espera, anos de treinamento. Pegaram moleques e transformaram em ótimos jogadores. E dentro do próprio país. Foram jogos feios e com pouco gols? Foram, mas ninguem pode negar que eles jogam bonito. Sabem dominar a bola e o jogo. Falta um pouco mais de mira, talvez rs. Mas mereciam depois de tantos anos de espera, levantar essa taça.

Alemanha merece levantar a taça também, mas não nessa copa. Nas próximas, quando os meninos da Alemanha se tornarem homens experientes e não tremerem em um jogo importante. Brasil e Argentina também merecem a taça, pela técnica e futebol. Mas tá na hora deles (e nós) aprendermos que futebol se joga com chuteira e não com salto alto.
Brasil chegou em primeiro, e caiu nas oitavas. Uruguai chegou em quinto na repescagem, e acabou em quarto. É de se pensar e aprender com nossos hermanos.

Pra mim foi uma copa linda, emocionante e enesquecível. Parabéns à Africa do Sul, eu desacreditei que ela conseguiria fazer uma copa. E fez um copa lindíssima.

E que venha 2014. E sem aquelas vuvulezas irritantes, pelo amor de Deus. Senti falta da torcida gritando "olé". O que me consola é que Brasileiro é especialista em torcer.

3 comentários:

  1. Quase perfeito, só alguns pontos:

    "Espanha, jogos feios......mas jogam bonito". Decida-se! hehe

    E consagrar "novos craques" é relativo. Robben e Sneijder já levaram seus times nas costas na última Champions League. Xavi então nem se fala, é o dono do meio de campo do Barcelona, junto com o Iniesta.

    E "Brasileiro é especialista em torcer", discordo totalmente. Torcedor brasileiro vai no embalo do time, quando tem um lance de perigo, grita "BRASIL! BRASIL!" uns 2 minutos, depois enche o saco, ficam quietos, só voltam a gritar se tiver outro lance bom. Com 20 minutos de "futebol holandês" já começam a vaiar.

    Quem não pára de gritar o jogo todo, independentemente do que está acontecendo em campo, é a torcida de outro país sul-americano...

    ResponderExcluir
  2. Amigo. Vamulá:

    Você já devia saber que pra mim, jogo bonito = cheio de gols hahahaa. O jogo foi feio, mas a ESPANHA joga bonito, mesmo fazendo poucos gols. Tirando que é eficiente, né. Ganhou rs.

    Eu sei que eles já eram craques nos seus clubes. O que eu quis dizer que a copa os tornaram conhecidos, vamos dizer assim. Eles não chegaram com essa bola toda na copa.

    É, torcida brasileira acha que o Brasil tem q jogar bonito e ganhar SEMPRE. Salto alto pra torcida também. Mas torcida q eu quis dizer foi das torcidas dos clubes brasileiros mesmo. Curintia que é curintia torce mesmo o time perdendo.

    É a torcida Uruguaia não para de torcer mesmo, tem razão s2

    ResponderExcluir
  3. Segundo as normas básicas de contradição, seu primeiro parágrafo é um mistério...hehe

    "Os tornaram conhecidos" pro público que não acompanha futebol com a mesma voracidade que na Copa. O Robben lá em Munique já era Deus bem antes da Copa, fora os outros.

    E você citou um time apenas, fora que quem grita é a organizada, não o público comum. A torcida ARGENTINA (deixe esse orgulho de lado), não só com a seleção mas com todos os clubes, empurra o time o tempo todo, isso porque o campeonato de lá tem um nível pior do que o daqui.

    No Uruguai, o futebol tava tão legal por lá que o campeonato argentino passa na tv aberta e dá mais audiência que o campeonato local...hehe

    ResponderExcluir